Curso presencial de consultoria de imagem e personal shopping nivel i - Fashion School



CURSO PRESENCIAL DE CONSULTORIA DE IMAGEM E PERSONAL SHOPPING, NÍVEL I

O curso Presencial de Consultoria de Imagem e Personal Shopping, Nível I, foi elaborado para todos os formandos nacionais e internacionais de forma a permitir-lhes integrar esta profissão no seu percurso profissional, independentemente da sua formação de base e/ou, ainda, de forma paralela, a tirar partido do curso para a sua própria valorização pessoal.

 

O curso pode ser realizado de forma presencial.

 

Com este curso, certificado pela entidade estatal portuguesa DGERT, vai adquirir todas as competências necessárias para trabalhar a imagem quer de clientes particulares ou empresariais, prestando-lhes serviços de assessoria/gestão de imagem ou acompanhamento às compras.

 

Ao longo da formação, o formando experimentará sessões teóricas e práticas de consultoria de imagem (com um cliente feminino e uma cliente masculina), que contribuirão para a sua experiência futura (Visite o nosso instagram).

Serão enviados conteúdos exclusivos ao longo das sessões para além do manual de formação (quase 700 páginas).

Depois da formação terminar receberá, durante meio ano, conteúdos de aprofundamento e refresh para continuar a par do que se passa com os profissionais e negócios de moda.

 

Ao ser um curso certificado pela Direção Geral das Relações do Trabalho e do Emprego permite-lhe chegar ao fim do curso com um certificado emitido pelo estado português (a única entidade estatal que emite certificados e valida cursos, em Portugal). Sem o reconhecimento desta entidade um curso não tem validade no mercado nacional ou internacional.

 

Público-alvo:

- Todos os que pretendam exercer a profissão de consultores de imagem e personal shoppers de forma profissionalizante

- Bloggers e influenciadores digitais

- CEO´s, gestores e colaboradores de lojas de moda (roupa, acessórios, sapatos, jóais...), showrooms...

- Profissionais ligadas ao Marketing e Recursos Humanos

- Profissionais ligados à saúde, beleza e estética (Psicólogos, Nutricionistas, Enfermeiros, Personal Trainers, hairstylists, makeup artistsetc...)

 Sem datas previstas devido à COVID-19

 

64 horas (10h às 19h)

A Consultoria de Imagem e o Personal Shopping

O que é a consultoria de imagem e o Personal Shopping?

Qual a função de um consultor de imagem e de um Personal Shopper?

A abordagem ao cliente ou parcerias

Desenvolvimento, Ética, Necessidades, Crescimento, Benefícios e Caraterísticas da Profissão

O mercado Nacional: a importância de uma boa rede de contactos e as saídas profissionais

Características que o Consultor e o Personal Shopper devem ter

Vídeo – Como fazer uma consultoria de imagem a uma cliente

Audição de uma entrevista (pré Personal Shopping) a uma cliente

Simulação de entrevista a um cliente (Pré Personal Shopping)

Projeto Profissional final

Realização de uma consultoria de imagem completa (Homem e Mulher)

Trabalho final (Envio do Trabalho)

Personal Branding

O papel das redes sociais no marketing pessoal de um Consultor de Imagem (Facebook, Linkedin, Instagram, Snapchat...)

Técnicas de valorização da imagem na presença online

Como criar a própria marca

Estratégia e posicionamento da marca

Como fazer Networking

Etiqueta e Protocolo

Os diferentes tipos de Protocolo (Formal, Informal, Casual, Casual Chic, Black Tie, White Tie, etc…)

Regras de Etiqueta Social -Casamentos, baptizados, Cocktails, Passagem de Ano, Galas…

Moda e tendências

História da Moda (Manual Digital)

Identificação das tendências: Fontes de informação, fotógrafos e ícones de moda atuais (trensetters, it girls)

A aplicabilidade das tendências na consultoria de imagem

Shopping (simulação de um Personal Shopping – com um cliente) homem

Simulação de um Personal Shopping com um cliente homem numa loja parceira

Consultoria de Imagem Homem

Como organizar o guarda-roupa masculino

O guarda roupa essencial contemporâneo

Os diferentes tipos de estilos masculinos

Tipos de corpos: como vestir?

Dicas para homens altos, baixos, plus size, magros, etc...

Made to mesure (MTM) e alfaiataria: caraterísticas e diferenças

Regras (Fatos, blazer, calças, camisas, gravatas, pocket square, meias, sapatos, etc…)

A evolução da moda masculina (cortes, marcas fast fashion, gama média alta e de luxo, etc...)

Linguagem Corporal e Microexpressões na Consultoria de Imagem e Personal Shopping

A importância da Comunicação não Verbal na profissão de Consultor de Imagem

Caraterísticas e simbologia das 7 micro expressões universais

Liguagem Corporal: Leitura de mão, braços, pés e pernas e táticas simples para ajustar a comunicação aos sinais não-verbais observados nos clientes

Shopping (simulação de um Personal Shopping – com um cliente) mulheres

Simulação de um Personal Shopping com um cliente mulher numa loja parceira

A cor e os seus efeitos na valorização da imagem pessoal e profissional

Simbologia e poder das cores na imagem pessoal e profissional

As diferentes harmonias cromáticas na imagem pessoal e profissional

Método sazonal expandido - Método Luciana Ulrich (12 estações)

Consultoria de Imagem Mulher

Análise, Triagem e Reorganização do Guarda Roupa

Teoria das cores – Análise do circulo cromático

Técnicas de correcção de proporções através de efeitos ópticos

Casos especiais: Noivas, Grávidas e Mulheres Plus Size

Que tipo de acessórios usar e como usar? (brincos, colares, pulseiras, anéis, carteiras, óculos e cintos)

Os diferentes tipos de cortes e penteados adequados a cada tipo de rosto e biótipo

Os diferentes tipos de estilos

Os diferentes tipos de corpos.

Biótipos - Análise

Construção e sugestão de coordenados de acordo com o biótipo e lifestyle do cliente

Os diferentes elementos de design

O processo de consultoria de imagem no contexto Profissional

A importância da adaptação da imagem pessoal ao contexto profissional

Os diferentes códigos vestimentares corporativos: entrevistas de emprego, empresários, quadros médios, recém-licenciados, etc...)

A consultoria de imagem organizacional/corporativa

Brafitting e Consultoria de Lingerie - Dama de Copas

Educar sobre o tamanho de soutien – O que são as costas e a copa?

Estrutura e complementos do soutien – Onde está a sustentação?

Variedade de tamanhos – Existem mais de 100 diferentes

Erros mais comuns– banda das costas que sobe, copa pequena, alças que marcam, peito descaído, etc…

Desmistificar ideias pré-concebidas – A copa D não é grande e tudo depende da conjugação entre costas e copa

Tipos de soutiens vs tipos de roupa - A importância de conjugar diferentes soutiens com cada peça de roupa

Aconselhamento individual – no provador, com uma consultora que define o tamanho e quais os estilos mais indicados para o tipo de peito e roupa usada.

O processo de Consultoria de imagem no contexto Pessoal

Análise do Cliente - Análise morfológica (corpo e rosto)

Identificação do pedido, necessidades e expectativas do cliente

Identificação dos hábitos, lifestyle, objetivos e potencial do cliente

Como criar um bom estilo para o/a cliente?

Como criar uma ficha de Cliente

Estágio (Opcional)

Raquel Guimarães

Formadora há mais de 18 anos, é fundadora e diretora da Fashion School assumindo a direção de formação na áreas de imagem pessoal e profissional bem como na área comportamental.

Fundou, igualmente, a Fashion Business School, uma escola de negócios vocacionada para pós graduações na àrea da moda, das quais é gestora pedagógica.

É, também, fundadora e presidente da Associação Portuguesa de Consultores de Imagem e Personal Shoppers.

Dinamizou rubricas semanais como Fashion Adviser e Fashion Critic, no programa televisivo Grandes Manhãs, no Porto Canal, e na RTP1.

Foi gestora de imagem de apresentadores da RTP2.

Protagoniza diversas participações como oradora especialista na área da imagem pessoal em contexto profissional e na área da inteligência vestimentar® da qual é precursora.

Assume as funções de Fashion Buyer, Marketing Consultant e Fashion Trainer em lojas de comércio de luxo.

Guilherme Castro Ramos

Guilherme Castro Ramos é formador residente na Fashion School com experiência em formação a nível nacional e internacional, é palestrante e consultor de imagem especialista no mercado de moda de homem.

Trabalha, há mais de 20 anos, em mercados europeus de luxo, como Fashion Buyer e Fashion Consultant, junto de marcas como Hugo Boss, Armani Collezioni, Roberto Cavalli, Versace, Dirk Bikkemberg, Ermenegildo Zegna, etc…

É representante de uma das maiores marcas portuguesas de alfaiataria masculina. Especializou-se e fez formação na àrea de MTM e alfaiataria masculina.

 É membro da AICI Brasil.

 

 

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Curso certificado pela DGERT (Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho)

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