A Consultoria de Imagem e o Personal Shopping
O que é a consultoria de imagem e o Personal Shopping?
Qual a função de um consultor de imagem e de um Personal Shopper?
A abordagem ao cliente ou parcerias
Desenvolvimento, Ética, Necessidades, Crescimento, Benefícios e Caraterísticas da Profissão
O mercado Nacional: a importância de uma boa rede de contactos e as saídas profissionais
Características que o Consultor e o Personal Shopper devem ter
Vídeo – Como fazer uma consultoria de imagem a uma cliente
Audição de uma entrevista (pré Personal Shopping) a uma cliente
Simulação de entrevista a um cliente (Pré Personal Shopping)
O processo de Consultoria de imagem no contexto Pessoal
Análise do Cliente - Análise morfológica (corpo e rosto)
Identificação do pedido, necessidades e expectativas do cliente
Identificação dos hábitos, lifestyle, objetivos e potencial do cliente
Como criar um bom estilo para o/a cliente?
Como criar uma ficha de Cliente
Brafitting e Consultoria de Lingerie - Dama de Copas
Educar sobre o tamanho de soutien – O que são as costas e a copa?
Estrutura e complementos do soutien – Onde está a sustentação?
Variedade de tamanhos – Existem mais de 100 diferentes
Erros mais comuns– banda das costas que sobe, copa pequena, alças que marcam, peito descaído, etc…
Desmistificar ideias pré-concebidas – A copa D não é grande e tudo depende da conjugação entre costas e copa
Tipos de soutiens vs tipos de roupa - A importância de conjugar diferentes soutiens com cada peça de roupa
Aconselhamento individual – no provador, com uma consultora que define o tamanho e quais os estilos mais indicados para o tipo de peito e roupa usada.
O processo de consultoria de imagem no contexto Profissional
A importância da adaptação da imagem pessoal ao contexto profissional
Os diferentes códigos vestimentares corporativos: entrevistas de emprego, empresários, quadros médios, recém-licenciados, etc...)
A consultoria de imagem organizacional/corporativa
Consultoria de Imagem Mulher
Análise, Triagem e Reorganização do Guarda Roupa
Construção e sugestão de coordenados de acordo com o biótipo e lifestyle do cliente
Biótipos - Análise
Os diferentes tipos de corpos.
Os diferentes tipos de estilos
Os diferentes tipos de cortes e penteados adequados a cada tipo de rosto e biótipo
Que tipo de acessórios usar e como usar? (brincos, colares, pulseiras, anéis, carteiras, óculos e cintos)
Casos especiais: Noivas, Grávidas e Mulheres Plus Size
Técnicas de correcção de proporções através de efeitos ópticos
Teoria das cores – Análise do circulo cromático
Os diferentes elementos de design
A cor e os seus efeitos na valorização da imagem pessoal
Simbologia e poder das cores na imagem pessoal e profissional
Coordenados com cores vivas e tons pastel
Shopping (simulação de um Personal Shopping – com um cliente) mulheres
Simulação de um Personal Shopping com um cliente mulher numa loja parceira
Lingugem Corporal e Microexpressões na Consultoria de Imagem e Personal Shopping
A importância da Comunicação não Verbal
Jogos para detectar expressões de desconforto, insegurança, não concordância, resistência do cliente
Táticas simples para ajustar a comunicação aos sinais não-verbais observados nos clientes
Consultoria de Imagem Homem
Como organizar o guarda-roupa masculino
O guarda roupa essencial contemporâneo
Os diferentes tipos de estilos masculinos
Tipos de corpos: como vestir?
Dicas para homens altos, baixos, plus size, magros, etc...
Made to mesure (MTM) e alfaiataria: caraterísticas e diferenças
Regras (Fatos, blazer, calças, camisas, gravatas, pocket square, meias, sapatos, etc…)
A evolução da moda masculina (cortes, marcas fast fashion, gama média alta e de luxo, etc...)
Shopping (simulação de um Personal Shopping – com um cliente) homem
Simulação de um Personal Shopping com um cliente homem numa loja parceira
Moda e tendências
História da Moda (Manual Digital)
Identificação das tendências: Fontes de informação, fotógrafos e ícones de moda atuais (trensetters, it girls)
A aplicabilidade das tendências na consultoria de imagem
Etiqueta e Protocolo
Os diferentes tipos de Protocolo (Formal, Informal, Casual, Casual Chic, Black Tie, White Tie, etc…)
Regras de Etiqueta Social -Casamentos, baptizados, Cocktails, Passagem de Ano, Galas…
Personal Branding
O papel das redes sociais no marketing pessoal de um Consultor de Imagem (Facebook, Linkedin, Instagram, Snapchat...)
Técnicas de valorização da imagem na presença online
Como criar a própria marca
Estratégia e posicionamento da marca
Como fazer Networking
Projeto Profissional final
Realização de uma consultoria de imagem completa (Homem e Mulher)
Trabalho final (Envio do Trabalho)
Estágio (Opcional)